O percurso da Volta a França do próximo ano é apresentado hoje oficialmente no Palácio de Congressos de Paris. Uma cerimónia que contará com o português Rui Costa, bem como com outras estrelas do pelotão mundial, tais como os britânicos Chris Froome e Mark Cavendish.
Sabe-se já que a próxima edição do Tour vai prestar algumas homenagens e recordar feitos históricos, como o início da 1.ª Guerra Mundial, efeméride que em 2014 comemora o seu centenário. As primeiras etapas serão disputadas em território britânico, passando por zonas que serviram de campos de batalha entre 1914 e 1918, período durante o qual a Grand Boucle foi interrompida pela primeira vez.
A prova começa a 5 de julho, em Leeds, sendo que a despedida de Inglaterra acontece três dias depois, com o final de etapa em Londres, sendo os últimos quilómetros praticamente no mesmo traçado da corrida dos Jogos Olímpicos de 2012. A estada do Tour em terras de Sua Majestade serve também para a organização homenagear Bradley Wiggins (2012) e Chris Froome (2013), os primeiros britânicos a inscreverem o nome no palmarés dos vencedores.
Miguel Indurain
Mas os tributos não se ficam por aqui. Miguel Indurain, o único que conseguiu ganhar cinco edições seguidas – Lance Armstrong venceu sete, mas foi desclassificado –, também vai ser recordado em 2014. O espanhol, agora com 49 anos, venceu entre 1991 e 1995, sendo que vai ser lembrado no contrarrelógio individual de Bergerac. Em 1994, nesta etapa, então com 60 quilómetros, o antigo ciclista da Banesto arrasou a concorrência, naquela que foi a chave da quarta vitória em França.
Quanto ao resto, só hoje será desvendado, mas tem-se falado que os troços de pavé do mítico Paris-Roubaix poderão também fazer parte do percurso da edição 101 da mais importante prova velocipédica do Mundo. Se assim for, será o desagrado de alguns. Chris Froome, o campeão em título, já afirmou não ser grande fã dos paralelos.
record
Nenhum comentário:
Postar um comentário