
Alemão da Argos bateu Michael Morkov (Saxo) e Arnaud Démare (FDJ) ao sprint na semi-clássica que fecha o calendário europeu. 6ª vitória da época para Degenkolb.
Há ciclistas talhados para os finais de temporada e John Degenkolb (Argos-Shimano) tem-se assumido como um desses casos.
Por entre as folhas caídas do outono, o sprinter alemão fecha a temporada 2013 como tinha feito no ano passado – quando ganhou cinco etapas na Vuelta – com triunfos marcantes! Este ano estava difícil arrancar, já que tirando uma etapa no Giro, 90 por cento das vitórias chegaram depois de agosto, na clássica de Vattenfall (25/8). Degenkolb foi a tempo de salvar a época e colocou a cereja no topo do bolo com uma sempre mítica vitória numa prova histórica como é o Paris-Tours, que os germânicos não venciam desde Erik Zabel (2005).
FUGA CONTROLADA E ATAQUES QUE NÃO ELIMINARAM OS SPRINTERS
Os 235 km da 107ª edição do Paris-Tours ficam marcados pela fuga de quatro unidades que só terminou a 11 km da meta, quando o resistente Aleksejs Saramotins (IAM) foi o último a ser absorvido pelo pelotão.
A partir daí vieram as subidas mais duras – Côte de Beau Soleil primeiro e Côte de l'Épan a 7 km do final – e entre ataques e contra-ataques houve um homem que se conseguiu isolar, Jetse Bol (Belkin). A Argos iniciou a perseguição a Bol e no duelo entre as duas formações holandesas houve falta de fair-play da Belkin, que tentou de todas as maneiras atrapalhar a perseguição colocando homens entre os elementos da Argos.
A tática não resultou porque Jetse Bol foi apanhado na Avenida Grammont, histórica chegada do Paris-Tours. Na hora do sprint valeu a potência de John Degenkolb, que ganhou folgado à frente de Michael Morkov (Saxo) e Arnaud Démare (FDJ), com Tyler Farrar (Garmin) logo a seguir.
Quanto aos dois portugueses presentes na corrida nada a destacar: Ricardo Mestre (Euskaltel) não terminou e José Gonçalves foi 93º a 1:13 do vencedor.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 John Degenkolb (Ger) Argos-Shimano
2 Michael Morkov (Den) Saxo-Tinkoff
3 Arnaud Demare (Fra) FDJ
4 Tyler Farrar (USA) Garmin-Sharp
5 Michael Van Staeyen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
6 Heinrich Haussler (Aus) IAM Cycling
7 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale
8 Jon Aberasturi Izaga (Spa) Euskaltel-Euskadi
9 Ioannis Tamouridis (Gre) Euskaltel-Euskadi
10 Niki Terpstra (Ned) Omega Pharma-QuickStep
Nenhum comentário:
Postar um comentário