Adquire já o teu equipamento de Inverno

quarta-feira, setembro 05, 2012

Vuelta: Contador com vitória épica.





Dia histórico na Volta a Espanha. Alberto Contador (Saxo Bank) foi o grande vencedor da etapa 17 e é o novo líder da prova. Depois de 13 dias Joaquim Rodriguez (Katusha) disse adeus de forma inglóriaà camisola vermelha. "Purito" perdeu mais de dois minutos e meio e caiu para o terceiro posto.

À partida para a etapa de 187,3kms em Santander ninguém podia adivinhar a sucessão de acontecimentos que iriam culminar na vitória de Alberto Contador e consequente reviravolta na classificação geral. Depois de um dia de descanso o pelotão regressou à estrada com as energias restabelecidas, em particular a Saxo Bank, que tinha envisionado uma estratégia ousada que iria apanhar todos os rivais de surpresa.

Vuelta: - Ciclismo

Na subida para Collada La Hoz, uma contagem de segunda categoria situada a sensivelmente 53kms da meta, Alberto Contador lança um ataque e nem Joaquim Rodriguez (Katusha) nem Alejandro Valverde (Movistar) respondem. El Pistolero segue sozinho ao encontro de vários elementos da Saxobank que já se tinham posicionado na frente da corrida, entre eles Sérgio Paulinho, Bruno Pires e Jesus Hernandez.

Contador passou na terceira posição no topo da subida com cerca de 18 segundos de vantagem para os dois rivais e mais de 1 minuto para Robert Gesink (Rabobank) e Christopher Froome (Sky) que entretanto já tinham descolado do grupo do camisola vermelha.

Pouco depois Sérgio Paulinho entrou em acção e começou a impor um ritmo demolidor. O português cumpriu à risca a missão que lhe foi entregue e a cerca de 20kms da meta o grupo de 13 elementos onde seguia Contador tinham aumentado a vantagem para mais de dois minutos e meio.

Depois da sua equipa ter feito o seu papel foi a vez de Contador jogar a cartada final: o ciclista de Pinto lançou novo ataque já em plena subida para Fuente Dé, pouco antes do Sprint intermédio. Paolo Tiralongo (Astana) foi o único a ter pernas para seguir na roda do ex-colega, ele que viria a ser uma grande ajuda para o chefe de fila da SaxoBank.

Vuelta: - Ciclismo

Lá atrás no grupo do camisola vermelha, Valverde decide mexer na corrida e dá início à perseguição a Contador. Joaquim Rodriguez, já sem qualquer colega de equipa para o ajudar, não consegue acompanhar o homem da Movistar e fica para trás. Um dia negro para “Purito” que à semelhança do que já lhe tinha acontecido no Giro, volta a sentir dificuldades após um dia de descanso e, de forma algo inesperada. vê o trabalho de mais de duas semanas ir, autenticamente, “por água abaixo”.

Contador, com o aparente consentimento de Tiralongo passa na frente do sprint intermédio e 10kms depois deixa o italiano para trás e parte rumo à vitória.

Após uma crono-escalada solitária de 13kms Contador ainda seguia na frente mas já muito desgastado. El Pistolero sentia as energias a esgotarem-se e abriu a janela para que Valverde pudesse, ainda, sonhar com a vitória.

A cerca de 2kms da meta o espanhol da Movistar tinha encurtado a desvantagem para apenas 15 segundos e parecia decidido a dar o tudo por tudo para chegar à frente da corrida. Mas Contador foi até ao fundo das suas reservas, conseguiu manter-se na frente e cortar a meta com escassos 6 segundos de vantagem para Valverde.

Uma vitória celebrada de forma muito emocionada por parte de Alberto Contador que com uma exibição memorável consegue, de uma só vez, dar a primeira vitória à Saxobank nesta edição da Vuelta e assumir a liderança. Um volte-face improvável que deixou todos, até os críticos mais acérrimos do espanhol, rendidos às evidencias: Contador não tem só pernas de campeão, tem alma.

Vuelta: - Ciclismo

Depois de várias tentativas frustradas na alta-montanha, Alberto Contador alcançou aquilo por que tanto lutou dias a fio: a camisola vermelha. Um triunfo moral, épico e com o cunho de campeão: “Hoje foi um dia memorável, um dia que nem eu imaginava possível. Falámos sobre aquilo que iríamos fazer no autocarro e durante a noite conversei longamente com o meu colega Jesus Hernandez sobre atacar na parte final. Depois de tanto sofrimento e tantos sacrifícios não consigo encontrar as palavras para exprimir o que significa para mim esta vitória”, palavras de Contador depois daquela que foi a sua primeira vitória após de 6 meses fora de competição.

Valverde fez segundo à frente de Sergio Henao (Sky) e Gorka Verdugo (Euskatel Euskadi), já Joaquim Rodriguez cortou a meta na 10ª posição a dois minutos e 38 segundos de Contador.



Classificação da Etapa:

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank - Tinkoff Bank 4:29:20
2 Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Movistar Team 0:00:06
3 Sergio Luis Henao Montoya (Col) Sky Procycling
4 Gorka Verdugo Marcotegui (Spa) Euskaltel - Euskadi
5 Rinaldo Nocentini (Ita) AG2R La Mondiale 0:00:19
6 Jan Bakelants (Bel) Radioshack-Nissan 0:00:55
7 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team 0:01:13
8 Alexandre Geniez (Fra) Argos-Shimano 0:01:40
9 Paolo Tiralongo (Ita) Astana Pro Team 0:02:13
10 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:02:38

Classificação Geral:

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank - Tinkoff Bank 68:07:54
2 Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Movistar Team 0:01:52
3 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team 0:02:28
4 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:09:40
5 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 0:11:36
6 Robert Gesink (Ned) Rabobank Cycling Team 0:12:06
7 Laurens Ten Dam (Ned) Rabobank Cycling Team 0:12:55
8 Andrew Talansky (USA) Garmin - Sharp 0:13:06
9 Igor Anton Hernandez (Spa) Euskaltel - Euskadi 0:13:49
10 Benat Intxausti Elorriaga (Spa) Movistar Team 0:14:10

Eurosport - Eva Tomé


Nenhum comentário: