O espanhol Samuel Sánchez (Euskaltel-Euskadi) impôs-se este sábado a Joaquín "Purito" Rodríguez (Katusha) na luta pelo triunfo da 52.ª Volta ao País Basco, depois de vencer o contrarrelógio final de 18,9 quilómetros, com partida e chegada em Oñati.
O campeão olímpico de fundo em Pequim'2008 venceu a última tirada e a corrida, juntando estes triunfos ao da etapa rainha da prova, em Arrate, e superou "Purito", vencedor da quarta e da quinta etapa, que protagonizou um "crono" surpreendente que lhe garantiu o segundo lugar final, a 12 segundos.
Sánchez gastou 28.48 minutos para cumprir os 18,9 quilómetros em solitário, deixando o holandês Bauke Mollema (Rabobank) a seis segundos e o alemão Tony Martin, terceiro, a sete, enquanto "Purito" foi o sexto, a 21.
"Já só me falta o sonho de ganhar uma medalha num Mundial. Pouco a pouco a poupo vou cumprindo os sonhos de criança: estar no pódio do Tour, como vencedor da montanha e terceiro classificado, apesar de não ser da melhor forma [beneficiou da sanção a Alberto Contador], a medalha olímpica e agora a Volta ao País Basco", afirmou o asturiano.
Rui Costa (Movistar) foi o melhor português no "crono", terminando no 27.º lugar, a 1.04 minutos do vencedor, à frente de Hernâni Broco (Caja Rural), 64.º a 2.15, Bruno Pires (Saxo Bank), 77.º a 2.32, e André Cardoso (Caja Rural), 99.º a 3.30.
Na classificação geral, Sánchez relegou "Purito" para o segundo posto e Mollema para o terceiro, a 42. Rui Costa terminou a prova basca no 15.º posto, a 1.47 minutos de Sánchez, Broco no 37.º, a 12.00, Cardoso no 45.º, a 18.15, e Pires no 66.º, a 28.26.
record
Nenhum comentário:
Postar um comentário