
O direto que hoje iniciamos conta resumidamente os passos da primeira etapa da Volta ao Alentejo, a mais dificil da competição, caraterizado por uma longa fuga de seis elementos, sempre devidamente controlada, pelas equipas da Carmin-Prio e Efapel /Glassdrive, à priori as principais favoritas da competição.
Foi pois uma etapa muita tática, com os principais favoritos a deixarem passar as metas volantes e a oportunidade de amealharem preciosos segundos para a geral individual, unica oportunidade existente para lutar pela amarela, numa prova sem C/RI e dificuldades que possam quebrar a monotonia alentejana.
Montenegro ganhou á vontada a Caldeira e Gonçalves
Dois aspetos principais a salientar, alguma fragilidade dos ciclistas sub-23 , e as numerosas quedas, causadas na sua maioria, por ciclistas sem grande experiência.
A etapa valeu, pois, pela parte final da corrida e a preparação para o sprint final,de onde estiveram arredados os ciclistas da Efapel, de forma surpreendente , porquanto eram considerados os principais favoritos. O melhor classificado dos comandados de Carlos Pereira, Filipe Cardoso é 13º.
No sprint final, o duelo entre sprinters foi quebrado pela intrusão de José Gonçalves( Onda-Boavista) terceiro na etapa, logo atrás de Montenegro e Caldeira, ambos catalogados como sprinters experientes.
A prova mantém-se em aberto, e a segunda etapa, não apresenta qualquer tipo de dificuldade, a não ser a sua grande extensão, 191 km entre Portel e Santiago do Cacém, partida pelas 11-15 e chegada prevista para as 16.00 horas, melhor horário. A unica contagem do PM está situada ao km 153 em Santiago do Cacém.
De registar o elevado número de desistências,registado ao longo da etapa.
Por equipas comanda a Rabobank, seguida pela Onda-Boavista com o mesmo tempo e Louletano-Dunas Douradas a nove segundos.
Etapa 1:
1 Jorge MONTENEGRO Louletano/Dunas Douradas 4:09:10
2 Samuel CALDEIRA CARMIM/PRIO m.t.
3 José GONÇALVES ONDA m.t.
4 Jon ABERASTURI Orbea Continental m.t.
5 Bruno SARAIVA Louletano/Dunas Douradas m.t.
6 Marco CUNHA Liberty Seguros/Feira m.t.
7 Grzegorz STEPNIAK CCC Polsat/Polkowice m.t.
8 Marc GOOS Rabobank Continental Team m.t.
9 Daan OLIVIER Rabobank Continental Team m.t.
10 Marco MINNAARD Rabobank Continental Team m.t.
Geral:
1 Jorge MONTENEGRO Louletano/Dunas Douradas 4:09:00
2 Samuel CALDEIRA CARMIM/PRIO a 0:00:04
3 José GONÇALVES ONDA a 0:00:06
4 Daan OLIVIER Rabobank Continental Team m.t.
5 Jon ABERASTURI Orbea Continental a 0:00:10
6 Bruno SARAIVA Louletano/Dunas Douradas m.t.
7 Marco CUNHA Liberty Seguros/Feira m.t.
8 Grzegorz STEPNIAK CCC Polsat/Polkowice m.t.
9 Marc GOOS Rabobank Continental Team m.t.
10 Marco MINNAARD Rabobank Continental Team m.t.
Jornal Ciclismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário